Saturday, November 6, 2010

O ESCARAVELHO VERMELHO

Li, no twitter na LitaRee_real, que o escaravelho "é 1 inseto q os egípcios cultuavam pq depois q morria a carcaça permanecia intacta" (sic). Depois, não resisti, e fui a Wikipidia, não porque eu seja completamente ignorante, sou quase, mas porque queria maiores informações, e lá estava: Escaravelhos (do latim vulgar scarafaius, variante de scarabaeus, pelo português antigo escaraveo) é a designação comum a insetos coleópteros e coprófagos (especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros).
É claro que a twiteira está certa e a Wikipedia, embora não seja uma fonte acadêmica, confirma isto: "nEgito Antigo, o escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além. 
Eu disse hoje a um amigo meu que tinha perdoado Lula e Dilma. A "gente perdoa mas não esquece", como diz um outro amigo, disquerda, quando se refere aos males da ditadura brasileira. Talvez por isso me lembrei de um dos disfarces que o Batman usava. Já que este blog trata de heróis infantís, devemos continuar com isso.
Batman, para se infiltrar no Sindicato da Injustiça de uma terra paralela, toma o lugar do Homem-Coruja, a quem ele havia derrotado e prendido na Batcaverna. Infiltrado como tal Batman ganha a aliança de versões heróicas dos próprios vilões que enfrentou, entre os quais o Escaravelho Vermelho. Ou seja, heróis e vilões são a mesma coisa, os os dois lados da mesma moeda.
Ora, como os meus amigos comunistas já me haviam advertido na juventude, Batman é uma das respresentações do imperialismo ianque, assim como Capitão América (muito óbvio), Superman, Shazan e todos os outros. Os soviéticos, naquela época, não produziam "comics". Portanto, o Escaravelho Vermelho seria, como sói acontencer (gosto de usar esta expressão erudita só para sacanear os ignorantes), um vilão, representante dos comunistas soviéticos.
Os contos infantís, e neste caso os "comics", são mitos do mundo moderno. Imaginário das crianças e dos "homens incompletos", como é o caso de Peter Pan. Por tudo isto, foi para mim impossível resistir ao desejo de encontrar na política brasileira esta figura do Escaravelho Vermelho, o outro lado do herói, cropófago que se imagina eterno simplesmente porque se alimenta de suas próprias idéias.
O Escaravelho Vermelho imagina-se um faraó, da mesma forma que estes imaginavam-se aqueles. Supõe e supunham que, mumificados, estariam prontos para a ressureição. Os escravos do antigo egito aplaudiam estas mistificações tanto quanto, no Brasil de hoje, os que creem em histórias infantís, aplaudem  e esperam pela volta do Escaravelho Vermelho.

No comments:

Post a Comment