Sunday, November 7, 2010

A MODA NA BULGÁRIA E O SIGNIFICADO DO SILÊNCIO.

Prezado Manuel,
Infelizmente não entendi nada desses seus dois últimos posts. Afinal o que tem a ver a moda na Bulgária, o significado do silêncio e a catapulta que pariu. Aliás achei um pouco chulo esta coisa da catapulta, não vou repetir.
Carissimo leitor,
Eu não posto posts para serem entendidos, mas para serem lidos. Se você os leu eu já me dou por satisfeito.
- Está bem, vou tirar o Prezado Manuel para não ficar interrompendo a nossa comunicação e vou usar hífens. Se você fizer o mesmo acho que tudo vai ficar melhor.
Caríssimo Leitor,
Eu prefiro não tirar o hífen, acho que isto torna mais clara a leitura, embora não modifique em nada a substância desta leitura.
- Como é isso, não modifica em nada, então qual é a função do hífen?
Caríssimo Leitor,
Poderíamos ficar nesta conversa durante horas, ou páginas se quiser, mas não entendo que o objetivo desta conversa seja ficarmos horas conversando, não é mesmo?
- Ah, bom, quer dizer que os posts são para serem lidos, mas as conversas não são para serem conversadas.
Caríssimo Leitor.
(Silêncio)
-Ah, viu para que serve o hífen? Com ele você não precisaria escrever caríssimo leitor, o que já significa o rompimento do silêncio.
Caríssimo Leitor,
Você já viu peças de teatro alguma vez na sua vida, já leu alguma peça de teatro?
- Já, lá ninguém diz "Caríssimo Leitor" e muito menos "(Silêncio)"
Caríssimo Leitor,
É claro, os autores das peças de teatro escrevem "(Silêncio)" justamente para que o diretor da peça saiba que alí, naquele momento haverá silêncio, e para que a platéia perceba não apenas o silêncio, mas o significado que o silêncio possa ter.
-É, mas eles não escrevem "Caríssimo Leitor".
Caríssimo Leitor,
(Silêncio)
- Bom, agora é você que não tem  argumentos ou que está puto com os meus argumentos e prefere ficar em silêncio para não perder o leitor.
Caríssimo Leitor,
Parece que agora você conseguiu entender o significado do silêncio e a relação com a catapulta que pariu. Está bem, retire o "que pariu", embora, afinal, isto não seja ofensa nenhuma. Refere-se à maternidade que, como sabemos, não pode ser ofensiva.
- É, mas o catapulta tem duplo significado!
Caríssimo Leitor,
Agora é você que me quer confundir. A sua questão inicial dizia respeito à relação entre os significados das expressões,ou melhor, de cada título,  e não ao significado das expressões. Eu estou falando das relações, quero dizer, eu estou falando que os títulos estão relacionados.
- Então porque você disse que eu entendi o significado do silêncio?
Caríssimo Leitor,
Porque você entendeu este significado, pronto. Mas o meu interesse, e a sua questão inicial, era sobre a relação entre o significado do silêncio, a moda na Bulgária e a catapulta que pariu (desculpe-me de novo, embora eu mantenha a minha opinião a respeito da maternidade).
- Agora quem não está entendendo mas nada sou eu. Será que isto tem a ver com a moda na Bulgária?
Caríssimo Leitor,
Agora que você já entendeu, na próxima postagem eu explico o significado de Batman e do Escaravelho Vermelho. É a isso que chamamos processo socrático.

No comments:

Post a Comment