Sunday, November 7, 2010

AS COSTELETAS DO PSICANALISTA

Queria escrever um post (não é conto, não é crônica, não é prosa, não é poema) sobre "As costeletas búlgaras" mas estou cansado. A idéia é explicar que não sou eu o Peter Pan, embora o meu psicanalista insista com esta idéia. Às vezes tenho a impressão de que ele é o Escaravelho Vermelho, mas por respeito profissional nunca lhe disse isto. Mas ele me ofende quando diz que sou eu o Peter Pan de Garanhus.
Os psicanalistas têm dessas coisas, se assemelham muito com o burguês gentilhome que ficava tentando entender a diferença entre a prosa e a poesia. Isto não é prosa nem poesia, é um post, que alguns do mundo de Peter Pan insistem em chamar de postagem, um post bobagem. Mas não, é um post somente, entendem, um post.
A idéia é escrever sobre as costeletas búlgaras, esta coisa quase indecifrável já que búlgaro e costeletas, em uma mesma frase, não combinam, como dizia a Letícia sobre Veneza e pobreza. Quando eu era pobre, morava na Locanda Caretoni, alí em Veneza, perto da estação. Mas a Letícia nunca conseguiu aceitar isto, para ela pobres moravam no Brasil e não em Veneza. Hoje espero que ela já tenha compreendido que há pobres também na Bulgária.
Os pobres não fugiram do comunismo da Bulgária, só os ricos. 
Os ricos deixaram para trás os ciganos que, junto com os búlgaros e os tártaros, em proporções diferentes é claro, compõe a população da Bulgária. Queria que o meu psicanalista compreendesse isto, mas ele não entende. É como a Letícia, acha que pobres e Veneza não combinam na mesma frase. E pobres e búlgaros, combinam?
Os ciganos, no meu entender, são búlgaros. Na verdade, eu nunca entendi de onde são os ciganos, eles são alguma coisa assim como os piratas do navio do Capitão Gancho, É por isso que os ciganos se vestem como os piratas, usam brincos, lenços na cabeça, e são maus. Sempre me disseram isto, que os ciganos são maus, mas os comunistas não aceitam isto, para os comunistas todos os homens são bons, exceto, claro, os burgueses, sejam eles ciganos ou não.
Há muitos ciganos na Espanha, também não me perguntem porque, porque eu não sei. Mas os ciganos são iguais em todos os lugares, na Espanha, na Hungria, na Bulgária, no Brasil, em todos os lugares onde há ciganos. Os espanhóis, por sua vez, eram conhecidos pelas touradas e pelas costeletas, não as de porquinho, como aquelas que eu como na Roberta Sudbrack, não, mas as costeletas que estão sempre adiante das orelhas. 
Talvez isto tenha alguma relação com côte, Côte D´Azur, por exemplo. Costas, embora seja muito raro que as pessoas, sejam elas espanholas ou ciganas, tenham cabelo nas costas. Os búlgaros, por exemplo, pelo o que eu sei, eles não têm cabelos nas costas como os bárbaros, por exemplo, os bárbaros eram peludos, diferente dos romanos e bizantinos que eram civilizados. Civilizados, cristãos, tornaram-se depois, é certo, mas não eram bárbaros, eram civilizados e cristãos, e não tinham cabelo nas costas, não tinham costeletas.
Os búlgaros, então, são como os brasileiros, ainda que catapultados, de uma certa forma. Só os ricos, os pobres, não, porque pobre e Brasil não combinam numa mesma frase.
Resumindo, o meu psicanalista é búlgaro.

No comments:

Post a Comment