Wednesday, July 10, 2013

O PAÍS EM PANDARECOS E O VIR-A-SER DA GALINHA

Vocês lembram do "Projeto Rondon" da Ditadura? Era voluntário!
Ainda estou chocado com o "pacotaço da Dilma" contra os médicos e contra a medicina no Brasil. Sinceramente, ainda não consegui parar para dizer alguma coisa que não fosse um impropério. Mais alguns dias, quem sabe?!
Faltam médicos na Amazônia e nas periferias? Também faltam engenheiros, arquitetos, dentistas, advogados e biólogos. Na Amazônia faltam inclusive pessoas (felizmente, diga-se de passagem)! A Dilma e o PT não sabem nada sobre Planejamento Regional, ou não querem saber. Sabem menos ainda de Planejamento Urbano, diga-se de passagem.
O programa "médicos de família", tão decantado, funciona (?!) em um país menor que o Estado Rio, em tamanho e em população, e onde o poder policial é quem determina o local de trabalho. Transplantá-lo para um país com as dimensões e com o padrão de dispersão da população do Brasil é pura ignorância. A concentração da população brasileira nas áreas litorâneas não é apenas um problema de mercado de trabalho, é também um problema histórico! Muito mais complexo do que a imaginação do governo.
Atratividade e acessibilidade não são apenas duas palavras, mas conceitos que não existem na sociologia, economia, estatística, medicina e outras ciências e técnicas que, mesmo reunidas sob o centralismo "democrático" do governo, não são capazes de compreender porque as pessoas QUEREM vir para a proximidade das grandes cidades e/ou do litoral: a China que o diga!
Em Cuba, uma das mais importantes matérias do currículo do médico é o marxismo-leninismo, pasmem! Isto me lembra o tempo de Stálin, na antiga URSS, em que os biólogos eram obrigados a seguir a cartilha do materialismo dialético, em que a "genética histórica" era um princípio fundamental. O ovo era o vir-a-ser da galinha. Isso em um tempo onde o DNA já era conhecido e as recombinações genéticas eram os principais experimentos da biologia. Por causa do materialismo dialético, a produção do trigo na Rússia baixou estupidamente e milhões de russos morreram de fome!
Eu, que na minha juventude, perdi meu tempo aprendendo (?!) a distinguir entre o materialismo dialético e o materialismo histórico, fico imaginando o desastre do pacotaço da Dilma e do PT nas próximas décadas. E pensando: porque os governos sociais-democratas de FHC/PSDB e Lula/PT, que governam este país (?!) há vinte anos, fizeram que deixaram o sistema de saúde em pandarecos e não descobriram quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha.

No comments:

Post a Comment