Sunday, June 23, 2013

NO MEIO DA MENSAGEM


Na minha época (antes dizia-se “era uma vez”, agora diz-se na minha época). Na minha época estava na moda o Marshall Mcluhan. A esquerda não gostava dele, talvez porque confundisse Marshall (com dos “eles”) com marshal. Eu era de esquerda e li uma ou duas obras dele. Para me livrar da culpa tive que ler um sujeito do qual não me lembro mais o nome, Serge qualquer coisa, um sobrenome russo, que escrevera um catatau sobre controle de massas. O livro tinha mais de mil páginas e tentava explicar porque as “massas” não seguiam o canto da sereia do marxismo e preferiam outras religiões.
Mas não importa, eu li uns dois ou três livros do Mcluhan, como ele ficou conhecido. O mais badalado era “O Meio é a Mensagem”. Havia outros: “Aldeia Global”, “Os meios de comunicação como extensões do homem”, “A Galáxia de Gutenberg”. Não sei porque, o Mcluhan sumiu, nenhum comentarista da Globo falou sobre ele, não que eu tenha ouvido, e olha que eu sou um assíduo consumidor do sistema Globo.
Depois veio a moda da globalização, que ainda está nos azarando até hoje, mas quem primeiramente falou sobre isto foi o Mcluhan. Ele morreu antes da internet, e entre os meios (“mídia”) que ele estudou os mais importantes foram o rádio e a TV, extensões do ouvido e do olho. Depois falou sobre outras extensões, como pernas, braços, etc. Mas parou por aí. Até porque os freudianos já estavam de olho nele, e, creio, para ele, já bastavam os marxistas.
Escrevo tudo isto porque parece que o MPL (movimento passe livre) misturou tudo. Confundiu uma mensagem semiconservadora - ainda não entendi a lei do hífen, que quase não existe mais, assim como o Mcluhan e a mensagem Zapatista do MPL. Zapata também já quase não existe mais e o Sub-Comandante Marcos, quantos sejam, é mais velho do que “amarrar cachorro com linguiça” (gostaram dessa?). Voltando...o MPL confundiu liderança mascarada com não ter liderança.
Como precisava crescer, a meia dúzia de militantes do MPL resolveu expandir sua mensagem através da internet. A mensagem de esquerda exige hierarquia e centralismo desde que Lênin é Lênin. A internet é uma rede, nenhum nó se sobrepõe ao outro, coisa que, aliás, a Rede Sustentável da Marina precisa aprender. É, mais ou menos como se pretendessem cobrir um circo elevando uma rede com um mastro central, na esperança de que existindo um ponto mais alto fosse possível evitar a chuva.

Não é apenas porque a internet dificulte a relação hierárquica, ela impede! Ninguém manda em ninguém, as pessoas sequer se conhecem, e todo mundo fala o que quer, quando quer, e como quer. Resultado: ao usar a internet para difundir sua mensagem, o MPL acabou por difundir a dos outros e acabou literalmente no meio do circo, tomando chuva.

No comments:

Post a Comment