Monday, August 13, 2012

O MINISTRO DOS CATEDRÁTICOS



O Mercadante é o grande problema da greve em todas as universidades brasileiras. O problema educacional não é da Dilma nem da Ministra do Planejamento.
Esta triste figura que ocupa o Ministério tem que se pronunciar sobre o evento mais relevante da última década na área da educação, dizer a que veio. Ninguém pode ser ministro e ficar fingindo que não sabe de nada. O que ele conseguiu até agora foi ampliar a greve e dar condições para a volta dos "catedráticos".
O fortalecimento de "titulares" é a volta ao academicismo oligárquico mais reacionário da vida das universidades brasileiras. É recriar uma estrutura feudal nas universidades; estimular a vassalagem e submeter o pensamento livre.
As consequências deste projeto de governo são muito mais nefastas do que simplesmente desestimular a greve. A longo prazo domestica o conhecimento, enquadra as pesquisas, impede as críticas e, pior, cria entre os professores o desejo individual único de vir a ser titular, ser socialmente reconhecido.
Conhecimento não se faz com catedráticos e isso já ficou claramente demonstrado ao longo de cinco séculos de bacharelismo. Conhecimento se faz com trabalho conjunto e competição saudável entre universitários e universidades, livres das conduções governamentais.
O Mercadante tem algo a dizer sobre isto? Ou ele prefere ser o Ministro dos Catedráticos.

No comments:

Post a Comment