Sunday, June 16, 2013

MICKEY MOUSE E A TURMA DO VINAGRE

Peguei na veia...a turma de esquerda saiu em defesa (não sei de quê)! 
Esquerda e direita para mim não são categorias científicas desde a época de Leibniz (pai desta turma do Derrida, etc), são termos relacionais. Para mim, Stalin e Zé Dirceu são de direita. 
Estas manisfestações que ocorrem hoje no Brasil não obedecem a estas pseudo-categorias. E não adianta os pequenos partidos, do tipo PSOL, PSTU, PCB (o renascido) tentarem se apropriar do movimento. 
Há de tudo: os que criticam Alkmim, Lula, Dilma, Paes, a Igreja, a Ecologia, o Marxismo, etc...A única identidade é a indignação com qualquer tipo de apropriação. Há os que dizem que estes movimentos são de provocadores (antigamente eram tidos como direitistas). Há os que não sabem muito bem (tipo Jabor e Mainard), há os que ficam na dúvida se é a internet ou os espaços públicos (tipo Castells). 
Enfim, todo mundo inventando, mas quando tentam dar sentido (o que eles querem? quais são as reivindicações?) a realidade escapa entre os dedos. 
No final eles (os manifestantes) vão ficar empregados como Mickey Mouse ou Minie na Puerta del Sol, como acontece na Espanha; ou jogando na bolsa, como o Ocupy Wall Street; ou apoiando governos militares (são de direita?), como no Magreb (quem não sabe o que é, procure no Google). Não há direção entre eles (os que se manifestam, não os que se acham liderança, argh!). 
O fato é que, por outro lado, qualquer um que tente governá-los acaba com a corda no pescoço. Repito: estas são manifestações públicas de indignação. A direita (o que é a direita?) anda de ônibus, como andam todos os PMs que dão bordoadas ou os soldados que vão para os quartéis...e por falar nisto, os comandantes militares, que também não sabem direito o que é isto, estão só esperando...
PS: O Leibniz também é pai do Deleuze e do Guattari. Quem quiser ter uma noção de como funciona este movimento vai ter que entender de pensamento rizomático e nomádico (sorry, vão no no Google)

1 comment:

  1. Significado de Movimento

    s.m. Ação de deslocar ou deslocar-se; seu efeito.
    Mudança pela qual um corpo está sucessivamente presente em diferentes pontos do espaço.
    Ação, variedade, animação.
    Fig. Agitação, fermentação política.
    Parte de uma graduação do metrônomo.
    Denominação de certos agrupamentos políticos.
    A marcha real ou aparente dos corpos celestes.
    Variante em certas quantidades: movimento da população.
    Promoção, transferências, demissões etc., nos corpos civis e militares.
    Circulação, agitação produzida por uma multidão que se move em diferentes sentidos.
    Até aqui ta bom!
    A questão é: Para qual lado vai essa movimentação toda? A sardinha vai ficar com quem? Não temos transporte, Educação, Saúde, Justiça e tampouco Direito e por ai vai.....vinte centavos para cada causa então...

    ReplyDelete