Monday, October 31, 2011

SOBRE DEVASSAS E DEVASSIDÃO

Ultimamente, povo deste país, está sendo acostumado a acreditar pela propaganda, que devassas "são louras suadas" desejadas pelos brasileiros. Uma propaganda que consegue ofender homens e mulheres, suados ou não, louras ou não. As devassas das quais ouvi falar em meu tempo de escola foram aquelas inquisições das Ordenações do Reino que não davam direito à defesa e ao contraditório. Os "Autos da Devassa" serviram para inculpar e criminalizar os Inconfidentes.
As organizações não-governamentais, particularmente as organizações da sociedade civil de interesse público, SEM FINS LUCRATIVOS, não são a lata de lixo do Partido Comunista do Brasil - PC do B, partido da base aliada que deve assumir o compromisso do atual governo e fazer uma administração honesta e fortalecer o interesse público. As ONGs não se confundem com as organizações forjadas pelo PC do B para se apropriar de dinheiro do Estado.
A Presidente Dilma deveria fazer uma devassa no PC do B e nos ministros deste partido que forjaram extensões de sua própria organização para interesses escusos. Fazer uma "devassa nas ONGs" é uma metáfora horrível, digna de fabricantes de cerveja e nunca da Primeira Mandatária da República. Horrível porque fere instituições que são as vítimas e não os criminosos. Horrível porque supõe que os partidos, particularmente este partido, tem maior representatividade na sociedade civil do que as milhares de organizações que trabalham diariamente pelo bem público e em favor do povo brasileiro. Horrível porque supõe que o partido que trai a confiança da Presidente não  precisa e não deve prestar contas políticas dos erros que comete. Este partido! E não as outras organizações não governamentais que não tem nenhuma relação com as entidas forjadas pelo PC do B.
O outro conceito de devassa, de mulher vulgar, depravada, libertina, hoje é confundido pela nossa população como um elogio e como um objeto de desejo. Triste do povo que tem como desejo ser imundo, e eu não quero acreditar que este seja o desejo dos brasileiros. A devassidão não é o destino do Brasil.

No comments:

Post a Comment