Friday, October 29, 2010

RESPOSTA A CARLOS, O ARGENTINO

Caríssimo Carlos,
Ademais de sua amizade é sempre um prazer ler os seus textos, sejam eles populares ou sofisticados. Publiquei os dois últimos em meu blog, um blog que fiz somente com o intuito de sacanear o Lula. Como não posso dizer que ele é um pigmeu na política, porque isto ele não é, resolver mostrar que ele, sendo esperto, espertíssimo, é, ao mesmo tempo, infantil. Por isso acredito que a imagem do Peter Pan é a mais adequada. Um político que infantilizou a política e os brasileiros, com pão e circo. ´
É difícil criticar aos que dão pão, como aos que dão esmolas, ainda que seja evidente que este é o melhor (ou pior) caminho para aprisionar as pessoas e torná-las dependentes. Já que o pão as salva da fome momentânea. Também é difícil criticar aos que dão circo quando vemos os sorrisos desdentados dos famintos. Como dizer a esses que há um mundo melhor, que é possível sair da fome e da miséria sem se submeter aos poderosos, que é possível rir sem se imbecilizar?
O populismo é a maior desgraça do nosso continente, e é pior quando travestido de esquerda, porque retira da esquerda aquilo que ela tinha de melhor (se é que tinha): a indignação contra a injustiça. Observe o Fidel, por exemplo. Em sua velhice quer parecer uma espécie de Dom Quixote, diminuindo o valor do cavaleiro da triste figura que habitava um lugar em La Mancha. Fidel desonrou a honra, roubou a honestidade, e tornou iníqua a justiça ao avançar com fúria sobre seus adversários. E, pior, acabou tornando-se um modelo para os menores que ele como o Chavez, o Lula o Kirchner.
Recuperar o senso de justiça, a atenção com os famintos, restaurar a honra e a honestidade é o que os homens de bem, venham de onde vierem, precisam fazer para que o nosso continente melhore. Os mortos, como diria o Conselheiro Acácio, do Eça de Queiroz, morreram. E alguns, sinceramente, não farão falta.
Abraços fraternos,
Manuel
PS: Acho que você também deveria fazer um blog, para que outros possam pensar e se divertir com as suas crônicas.
MS

No comments:

Post a Comment