Monday, September 24, 2012
AS LEIS DOS CRIMINOSOS
O STF julga deputados que supostamente receberam dinheiro para votar em duas leis: a reforma da previdência e a reforma tributária. Se eles forem condenados, como tudo indica, eles podem ser qualificados como criminosos e os seus votos como crimes. A pergunta é: se estas reformas foram aprovadas graças a estes votos, ou seja se a diferença de votos para aprovação for igual ao votos supostamente criminosos, estas leis terão sido leis criminosas? Estas "leis", ou se quiserem, estes "crimes", que afetaram e continuam afetando milhões de brasileiros, precisam ser re-confirmadas por votos válidos, que não sejam criminosos?
Sunday, September 23, 2012
AS PRIMEIRAS PALAVRAS DOS ANIMAIS
Há muito tempo, quando os animais falavam e eu era de esquerda, a peça de teatro que eu mais gostava era "Aquele que diz sim e aquele que diz não", de Bertold Brecht. Depois de muito tempo na crença de que deveríamos "estar de acordo" com "o coletivo", eu aprendi, com aquela peça, a dizer não. Aí vai um excerto do texto traduzido em português:
O GRANDE CORO — O mais importante de tudo é aprender a estar de acordo.Muitos dizem sim, mas sem estar de acordo.Muitos não são consultados, e muitos estão de acordo com o erro. Por isso: O mais importante de tudo é aprender a estar de acordo.
...
O PROFESSOR — Vocês decidiram continuar e deixá-lo aqui. É fácil decidir o seu destino,Mas difícil executá-lo.Estão prontos para jogá-lo no vale?
Os TRÊS ESTUDANTES — Sim.
...
O PROFESSOR — Você exige que se volte por sua causa? Ou está de acordoem ser jogado no vale como exige o grande costume?
O MENINO, depois de um tempo de reflexão
— Não. Eu não estou de acordo
Abaixo mando o link do texto de Brecht para que os meu amigos de esquerda - ainda os tenho, mas são cada vez mais escassos - meditem:
http://pt.scribd.com/doc/52132804/BRECHT-Bertolt-Aquele-que-diz-sim-Aquele-que-diz-nao
Subscribe to:
Posts (Atom)